Cortes na produtividade

Não obstante as condições mundiais do negócio, muitas empresas hoje em dia estão cheias de apreensão e ansiedade quanto ao seu futuro. As empresas estão reduzindo o horário de trabalho dos funcionários.

A produtividade não está apenas paralisada em alguns lugares, mas também se foi em alguns.
Algumas empresas fizeram com que seus empregados tomassem um dia de folga pago a cada horário de pagamento. Outros têm seus dias de escritório apenas de segunda a quinta-feira, enquanto outros ainda reduziram seus dias de trabalho.

Impacto na produtividade


Houve duas reações interessantes a esses métodos de corte de custos feitos pelas empresas. O primeiro resultado foi totalmente inesperado.
Embora houvesse alguma perda de produtividade devido ao menor número de horas de trabalho e também devido ao ambiente de trabalho negativo que criou, muitas empresas descobriram que a produtividade durante as horas de trabalho era realmente maior que antes dos cortes serem implementados.

Há dois motivos para saber por que a produtividade do negócio pode ser maior como consequência da diminuição das horas no local de trabalho.
O primeiro foi a percepção dos funcionários de que eles tinham menor tempo disponível para completar a mesma quantidade de trabalho do que antes. Isso os moveu para colocar esforços extras para fazer tudo o que precisavam e trabalharam mais do que no passado.

Além disso, a motivação do medo era forte. As pessoas estavam preocupadas com o fato de os cortes serem apenas o começo e que mais demissões logo se seguiriam.
Em um esforço para manter seus empregos, as pessoas trabalharam mais do que antes, pelo menos, para colocar uma imagem de que vale a pena mantê-los como funcionários.

Motivações negativas


Por outro lado, esses dois fatores motivadores são, infelizmente, situações de curto prazo. Depois que os trabalhadores se adaptaram às horas de trabalho mais curtas, seus níveis de estresse diminuíram em relação à quantidade de tempo percebida para fazer o trabalho.

Em breve, eles voltaram para suas antigas pausas de café e navegação na Internet em vez de trabalhar.
Quanto à motivação do medo, não demorou muito para o ambiente de trabalho se tornar altamente negativo. Como sabemos, a negatividade no trabalho tende a diminuir a produtividade.

Algumas empresas viram mais funcionários gastando mais tempo no proverbial aquecedor de água. Eles estão agarrando o fato de que eles não têm dinheiro suficiente por causa dos cortes atuais.

Por causa da atmosfera negativa ao redor, ninguém quer contribuir mais com o bem geral do negócio (o que diminui a produtividade). Depois que o medo parou de motivar esses funcionários, o resultado é menor produtividade nos seus respectivos trabalhos.

Algumas sugestões


As empresas que podem se descobrir nesta situação precisam fazer algum controle de dano sobre a moral dos funcionários. Um objetivo seria manter um ambiente de trabalho positivo.

Mantenha aberto todas as linhas de comunicação com todos. Partilhar as coisas alivia os nervos e pode trazer as pessoas para o seu eu ideal.


Torná-lo aparente para todos que você está trabalhando juntos para superar os momentos difíceis do presente. Isso é melhor do que lutar entre si o tempo todo por pequenas coisas. Em um ambiente tão descontraído, as pessoas tendem a se acalmar e tornar-se seres produtivos mais uma vez.

Comentários